Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico da Educação a Distância no Ifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou a oferta de curso de Educação a Distância (EaD) em 2012. Os primeiros cursos a serem ofertados foram: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Alimentação Escolar do Profuncionário,  destinados à formação dos servidores de escolas públicas, através de parceria com o Governo do Estado do Amapá. Nessa etapa inicial, a EaD era composta apenas pelo polo Macapá.

A partir de 2013, o Ifap amplia suas ações de EaD  com a oferta de cursos técnicos subsequentes da Rede e-Tec e, consequentemente, implementa um segundo polo no Campus Laranjal do Jari. Os cursos ofertados nessa fase foram: Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática e Técnico em Informática para Internet.

Em 2014, a expansão da Rede EaD do Ifap continuou com a abertura de mais três polos: Tartarugalzinho, Cutias do Araguari e Santana, todos ofertando cursos do Profuncionário. Dessa maneira, o Ifap cumpria com o objetivo de oferecer oportunidade de capacitação de qualidade para seus alunos, expandindo principalmente para os municípios que não têm como ofertar nada além do ensino fundamental e médio aos munícipes.

Em 2015, foi inaugurado mais um polo da Rede e-Tec no Campus Porto Grande, ofertando cursos do Profuncionário e Técnico em Segurança do Trabalho, com a Prefeitura de Porto Grande sendo o demandante da oferta do Profuncionário. O polo Santana, por sua vez, ofertou novos cursos, como: Técnico em Meio Ambiente, Finanças Públicas, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos e Contabilidade. Os curso da Rede e-Tec Brasil são ofertados de modo semipresencial, onde 80% da carga horária é ministrada a distância e 20% presencial.

O Ifap ainda ofertou dois cursos de pós-graduação à comunidade amapaense: Educação de Jovens e Adultos da Educação Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos da Diversidade Social, todos selecionados via edital do MEC.

Em 2016 iniciou-se a oferta institucional de cursos EaD no Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari, continuando assim a política de expansão da Rede Federal e a oferta de ensino de qualidade para população.

Em 2019, através de solicitação da Prefeitura do Município de Amapá, o Departamento de Educação a Distância do Ifap, em parceria com os campi, realizou a oferta Cursos FIC e atendeu um público de 120 pessoas, distribuídas nos cursos de Inglês Instrumental, Auxiliar Administrativo e Operador de Computador. A realização dos cursos ocorreu por meio de aulas presenciais e de aulas a distância, por meio do Ambiente Virtual Acadêmico (AVA).

A Educação a Distância do Ifap, aliada às novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), busca ofertar uma educação de qualidade, a fim de fazer cumprir sua missão institucional que é “oferecer de forma gratuita ensino, pesquisa e extensão no âmbito da educação profissional, superior e pós-graduação, para formar pessoas para o trabalho e para o exercício da cidadania.”

 

Ifap EaD
Fim do conteúdo da página